samedi 10 janvier 2009

FRANÇA-BRASIL, BRASILUSIA E O EUROMERCOSUL (POST EN PORTUGAIS)


Vamos lá ver, ou o presidente Sarkozy consegue ler na minha mente ou então temos amigos em comum. Talvez os mesmos que me acusam de atraiçoar o meu sangue português por preferir a França, a nação onde nasci e onde me construí, quando a única coisa que Portugal fez por mim foi mandar os meus pais pelos caminhos da imigração. Uma traição finalmente nem tão grande como isso pois o sangue português é somente sangue gaulês um pouco mais salgado come já o diziam os romanos.

Os tais amigos à quem digo também, quando ando meiguinho, que talvez tomarei de novo posse da nacionalidade portuguesa no dia em que duas condições estarão reunidas. No dia em que a raiz galega do norte, actualmente sob ocupação castelhana, estará de novo reunida à arvora portugalega, e também quando essa mesmo arvore for parar pra floresta amazónica. Ou seja mais simplesmente dito, no dia em que Portugal ficara à ser o 27e estado brasileiro. Algo nada impossível pois o parlamento português aceitou recentemente a ortografia brasileira como norma comum. Um primeiro passo para à união brasilusa.

O Brasil, certamente o que o sangue portugalego fez de melhor. Por essa razão o melhor é os portugueses terem orgulho disso, tornando-se Brasilusos e falando o brasileiro, língua muita mais bela que o triste português. E mais, que belo símbolo que o duma metrópole unindo-se à sua antiga colónia. Um pouco como à Inglaterra e os Estados-Unidos.

Mas sobretudo, fica claro que para Portugal, uma união com o Brasil oferece muitas mais hipóteses, principalmente desde à potencialização do Brasil. Até andam à descobrir petróleo. Coisa bacana, nè ?!?

Pois è, pensando bem, Portugal tem mais interesse em deixar uma União Europeia, cada vez mais carnavalesca, e juntar-se ao Mercosul, o mercado comum da América latina.

Uma lógica com a qual o presidente francês Nicolas Sarkozy concorda ao propor, durante à sua recente viagem no Brasil, um “partenariado estratégico”. Ora se o presidente Sarkozy concorda comigo, vai ser difícil eu não concordar com ele. Ainda melhor se ele abandonar o seu projecto torto das pernas de União Euro-mediterrâneo e preferir o meu projecto d’Euromercosul ou o ainda bem melhor d’Euramerica.

Olha que baboseira” me dizem os meus amigos. “Olha que não”, digo eu. Já que toda a malta anda por aì fazendo da União Europeia uma união cada vez mais fora do comum, por que razão não iria eu também à união como se vai ao mercado, fazendo a minha própria salada russa.

Em todo caso, por andar à sonhar, à muito, duma Brasilusia e por estarmos na inicio da ano com a suas promessas, informo a malta toda que de aqui em diante, aos sábados, se tiver tempo, traduzirei um dos meus bilhetinhos da semana, trabalhando assim à construção desse tal grande pais do qual gostaria ser um dia ministro da cultura.

SILberto SIL

3 commentaires:

Chedas a dit…

Parabéns pela utilização do Português... gostei imenso.

1 bem-haja

victor

Chedas a dit…

Quanto à ideia brasiluso... ñ fales mt alto... pois por cá esta ñ é mt bem vista... ha..ha..ha.. mas ñ deixas de ter alguma razão, actualmente os paradigmas andam a mudar, td o que conhecemos tem de ser revisto, o nosso modelo está esgotado.
Mas qt aquela situação de seres ministro da cultura.... aí já ñ sei!

SIL a dit…

Como é que nao dou pra ministro da cultura. "Olha que voce me respeita nè", como o dizia Dona Santa naquela telenovela da qual eu gostava quando era puto.

Obrigado Victor ;-)